Deus Pai, deus Filho e Deus Espírito Santo.
Boa tarde gente, o evangelho de hoje é sobre a Santíssima Trindade, eu particularmente gosto bastante desse assunto pois tinha muitas duvidas sobre esse assunto, e na verdade fui entender melhor quando eu entendi melhor sobre "fé", porque nós sabemos que a Santíssima Trindade é UM só Deus ; o Pai (o invisível, o criador), o filho (Jesus, que veio homem na Terra) e o Espiríto Santo (a luz, o fogo, o amor, também invisível) mas somente quando realménte acreditei, quando somente tive a minha fé sobre isso é que consegui entender e compreender!
A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho
Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
Jesus é Deus e as principais provas são:
a) O próprio Jesus diz-se Deus (Jo 10, 30 / 14, 7 e Lc 22, 67-70) . b) Os milagres eram feitos pelo próprio Jesus, e não por meio de Jesus.
Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.
Um fato dos Evangelhos é que os Apóstolos estavam com muito medo após a morte de Jesus. Foi à descida do Espírito Santo sobre eles que os transformou radicalmente e deu coragem para que saíssem anunciando o Evangelho. O mesmo Espírito Santo que deu forças aos apóstolos e mártires é recebido no sacramento da Crisma, e aí está a importância deste sacramento no fortalecimento da Fé e na profissão do Cristianismo de cada um.
ATIVIDADES PARA CATEQUESE:
Mensagem: Quando vivemos o acolhimento; quando somos um só coração e lutamos para sermos unidos e celebramos a Fé, vivemos a unidade na diversidade, assim como a Santíssima Trindade. Distribuir para cada criança três palitos (de preferência grandes). Perguntar se elas sabem formar um triângulo com os palitos. Esperar uma resposta. A seguir, fazer uma colocação explicativa sobre o porquê da representação da Santíssima Trindade na figura do triângulo: o triângulo se trata de uma figura geométrica que tem os três lados iguais; um não existe sem o outro, mas cada um tem a sua importância individual. Comparando com a Santíssima Trindade percebemos que se trata de três Pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo que formam a Trindade, um só Deus. E, um não existe sem o outro. Em seguida, pedir para as crianças unirem seus palitos e formarem um grande triângulo onde possam, todas, entrar na figura e preencher o espaço completamente. Concluir dizendo que, assim como na Santíssima Trindade encontramos três pessoas diferentes em uma só, nós também devemos fazer parte da nossa Comunidade convivendo com as diferenças entre as pessoas, porém, em comunhão e unidade com a Igreja. Material de atividade: - Palitos de churrasco sem ponta.
Essa dinâmica é bem bacana !
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário